Matriz curricular:

Estágio: A conclusão conforme disponibilidade do aluno
Dia/Horário: 02 vezes na semana ou só os sábado
Material Didático: Incluso
Laboratório: Incluso, a ser realizado em horário diferente das aulas teóricas.
Metodologia: Sistema Modular

Eixo Tecnologico: Ambiente, Saúde e Segurança
Objetivo:

• O Curso se destina a preparar profissionais para o desempenho das tarefas específicas na área de saúde, atendendo à crescente demanda do mercado de trabalho.
  • Despertar o interesse do educando para as profissões da área de saúde.
  • Capacitar o educando para que articule a suas atividades profissionais com as ações dos demais agentes da equipe, assim como os conhecimentos oriundos de várias disciplinas ou ciências, destacando o caráter multiprofissional da prática;
  • Proporcionar ao educando a informação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, qualificando-o para exercer conscientemente a profissão

Requisitos de Acesso:
  • Os requisitos de acesso a matrícula que diz respeito ao curso, são para os candidatos que possuem o ensino médio completo, e idade a partir de 18 anos.
  • Ou aqueles que já possuí o curso auxiliar em Radiologia e possuem o ensino médio completo.
  • O Acesso ao Ensino Profissional será obrigatoriamente aos egressos do Ensino Médio (pré - requisito).
  • A formação de Técnico em Radiologia terá duração total de 1900 h/aula, sendo as aulas teórico - práticas (no curso) perfazendo um total de 1500 h/aula distribuídas em três Módulos (Incluindo estágio obrigatório).
  • O Estagio Supervisionado ocorrerá em hospitais/clinicas e unidades de saúde conveniadas tais como Secretaria Municipal de Saúde (Município de Duque de Caxias e com Rio de Janeiro já firmando), perfazendo um total de 400h que serão distribuídas entre as disciplinas que necessitam do aprendizado prático em campo de estágio nos dois Módulos.

Perfil profissional de conclusão:
    Ao Término do Curso, o Aluno já inserido no mercado de trabalho, estará capacitado a exercer suas atividades e será um indivíduo capaz de atuar no mercado de trabalho como profissional habilitado e apto a exercer nas suas várias aplicações:
  • Realizar trabalho em equipe correlacionando conhecimentos de várias disciplinas ou ciências, tendo em vista o caráter interdisciplinar da área.
  • Aplicar princípios e técnicas da Radiologia na realização do trabalho.
  • Assistir ao atendimento da necessidade do paciente quanto a solicitação do médico;
  • Interpretar e aplicar normas do exercício profissional, princípios éticos que regem a conduta do profissional de Radiologia.
  • Conhecer os aspectos legais e éticos da profissão
  • Interpretar e aplicar legislação referente aos direitos do usuário;;
  • Manter a conduta moral dentro dos princípios que norteiam a radiologia, quais sejam hierárquica, responsabilidade, assiduidade, pontualidade, guarda de sigilo profissional e respeito ao ser humano em geral e o paciente em particular;
  • Operar equipamentos próprios do campo de atuação,
  • Preparar o paciente e o ambiente para a realização de exames de radiologia convencional, tais como: mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear e ultrassonografia.
  • Realizar exames radiográficos convencionais.
  • Acompanhar a utilização de meios de contraste radiológicos, observando os princípios de biossegurança, avaliando reações adversas e agindo em situações de urgência, sob supervisão profissional pertinente.
  • Processar filmes radiológicos.
  • Executar técnicas radiológicas, radioterápicos, radiosotópicos e nuclear, mediante requisição ou pedido médico;
  • Trabalhar em equipes multidiciplinares;
  • Manipular equipamentos emissores de radiação íonizante;
  • Conhecer estruturas radiografadas;
  • Conhecer normas administrativas que objetivem a melhoria da qualidade do atendimento ao cliente;
  • Desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal;
  • Identificar funções e responsabilidades dos membros da equipe de trabalho;
  • Saber preparar os materiais e sala para realização de seu trabalho;
  • Detectar possíveis falhas nos equipamentos;
  • Operar equipamentos próprios do campo de atuação.
  • Coletar, organizar e registrar dados relativos ao campo de atuação.
  • Identificar e avaliar rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos.